quarta-feira, 21 de abril de 2010

IMPORTANTE PARA GATIS






SEPARAÇÃO POR GRUPOS



O ideal é que, tendo o espaço adequado, o criador segregue o gatil em grupos:

-Grupo 1- Fêmeas lactantes (que estão amamentando) e filhotes lactentes (que estão mamando)

-Grupo 2- Fêmeas não lactantes e filhotes desmamados (de até aproximadamente 6 meses de idade)

-Grupo 3 - machos adultos



QUARENTENA

Esta deve ser uma regra a ser cumprida rigorosamente ao adquirir um novo gato, por mais confiável que lhe pareça o gatil de onde ele veio. A quarentena é um período de quarenta dias, como o nome diz, que pode ser elevado para 2 meses, se achar necessário, para deixar o gato novato em observação. Os gatos têm doenças virais, que podem ficar encubadas por dias. Elas são contagiosas e podem acabar com sua criação, pois são doenças que matam, como o vírus da imunodeficiência felina (FIV), o vírus da leucemia felina (FELV), o complexo respiratório viral felino (CRVF), que dificilmente mata um gato adulto, mas mata os filhotes e causa infertilidade e aborto. Há também a panleucopenia felina, que também é muito grave e difícil de eliminar do ambiente, além das doenças básicas, mas contagiosas como dermatofitose (fungo), giardíase e otocaríase (sarna de ouvido).
Além da quarentena, toda a vez que colocar a mão no gato novato, lave as mãos com sabão e desinfetante.

VACINAS E VERMIFUGAÇÃO

No Brasil, existem as seguintes vacinas:


- Tríplice felina: protege contra o calicivírus, o herpesvírus (promotores do complexo respiratório viral felino) e o parvovírus felino (promotor da panleucopenia felina)

- Quádrupla felina: protege contra o calicivírus, o herpesvírus, o parvovírus felino e a Clamídia psitaci (promotora da clamidiose)

- Quíntupla felina: protege contra o calicivírus, o herpesvírus, o parvovírus felino, a Clamídia psittaci e o vírus da leucemia felina. Obs.: para ser vacinado com a quíntupla felina, o gato deve ser testado antes para o vírus da leucemia felina, pois o teste não distingue o antígeno do vírus causador da doença e o antígeno vacinal. Assim, se você vacinar sem fazer o teste, se um dia precisar fazê-lo, o teste dará positivo e você não vai saber se ele está infectado ou se deu positivo por causa da vacina.

- Anti-dermatofitose: é uma vacina nova no Brasil, mas que já está no mercado internacional há alguns anos. E segundo um estudo científico, a vacina não protege o gato completamente da infecção.

- Anti-rábica: é uma vacina obrigatória, pois protege contra uma doença que é uma zoonose muito séria que mata.

No mercado internacional existem ainda vacinas contra: giardíase, PIF e estão testando uma vacina contra FIV (vírus da imunodeficiência felina), mas nenhuma destas vacinas são promissoras. Todas elas têm falhado na proteção.

Esquema de vacinação:

- Filhotes com dois meses de idade:


1ª dose aos 2 meses de idade (tríplice ou quádrupla)

2ª dose 30 dias depois (tríplice ou quádrupla)

Anti-rábica aos 3 ou 4 meses de idade (preferência 4 meses)


- Gatos até 1 ano de idade:

1ª dose (tríplice ou quadrupla)

2ª dose 30 dias depois (tríplice ou quádrupla) + 1 dose de

anti- rábica

- Gatos acima de 1 ano de idade:

somente 1 dose da tríplice ou quádrupla + 1 dose de anti-rábica

Os gatos ao serem vacinados não podem estar doentes ou, no caso das fêmeas, não podem estar prenhes.




Esquema de vermifugação:

Os filhotes podem receber o vermífugo quando completarem 1 mês de idade, mas muitas vezes é feito mais tarde porque é difícil administrar o comprimido por ter uma boca muito pequena. Quanto aos vermífugos que têm formulação líquida, nós que estamos acostumados com gatos sabemos que é impossível dar vermífugo líquido para um gato, pois eles espumam e babam demais.

Existem novos produtos no mercado que a aplicação é externa (pingar no pescoço) e a concentração é por peso e não por idade, podendo fazer a 1ª vermifugação quando o gatinho adquire 0,5 Kg.

Alguns vermífugos são feitos em dose única e outros devem ser feitos em 3 a 5 dias seguidos, devendo-se ou não, repetir a dose após 15 dias (é sempre aconselhável repetir, mesmo que a bula diga que não é necessário).

A grande maioria dos vermífugos comuns não mata giárdia e NENHUM deles mata isospora, que são dois protozoários que podem causar diarréia e/ou vômito e/ou perda de apetite. Por isso, procure o veterinário para exterminar essas endoparasitoses.






Nenhum comentário:

Postar um comentário