quarta-feira, 21 de abril de 2010

CUIDADOS COM OS FILHOTES




O filhote deve ser vermifugado e vacinado na idade correta e só deve ser desmamado após os 2 meses de idade. Pois até os 2 meses já deu tempo de mamar e adquirir todos os anticorpos que a mãe tem a oferecer, além de proporcionar ao filhote que aprenda o maior número de habilidades e brincadeiras com a mãe e os irmãozinhos.


Caso a mãe rejeite o filhote logo após o nascimento, deve-se tentar primeiramente esfregar um paninho limpo no queixo da mãe, várias vezes e esfregar nos filhotes. Você já viu um gato esfregando o queixo nos objetos, inclusive em você? Pois é, isso é demarcação de território. Ele está deixando a marca dele em você. Se você faz isso entre a mãe e o filhote, você está grudando neles o cheiro dela e assim, ela vai reconhecê-los como sendo dela. Mas se depois de algumas horas ela ainda não reconhecê-los. Aí você tem que “ser a mãezinha” deles. Recolha-os de perto da mãe, coloque-os em um local aquecido e alimente-os com leite artificial (já existe um da Royal Canin que vem com a mamadeirinha e tudo) da seguinte forma:


- 1ª semana de vida: 3 ml a cada 4 horas


- 2ª semana de vida: 7 ml a cada 4 horas


- 3ª semana de vida: 12 ml a cada 4 horas e oferecer ração úmida 2 x por dia, intercalando com as mamadas


- 4ª semana de vida: 17 ml a cada 4 horas e oferecer ração úmida 2 x por dia, intercalando com as mamadas


- A partir da 5ª semana: será oferecida ração seca para filhotes misturada na ração úmida, fornecida em pequena quantidade, 4 a 5 vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário