sábado, 22 de maio de 2010

PKD





A “Doença do Rim Policístico ou PKD (do inglês “Polycystic Kidney Disease”) é caracterizada pelo surgimento de cistos no rim, causando disfunção renal. A formação dos cistos ocorre ainda no período gestacional, porém estes aumentam de tamanho com o passar do tempo, e podem variar de 1 mm a 1 cm de diâmetro. Normalmente animais mais velhos apresentam cistos maiores e em maior quantidade que animais mais jovens.

Alguns dos sintomas clínicos da doença são: depressão, perda ou redução do apetite, sede demasiada, micção excessiva e perda de peso. Os problemas começam com o crescimento dos cistos, que causam disfunção renal, levando, finalmente, à falência renal. O diagnóstico pode ser feito de maneira nada agressiva, por meio de exames de DNA.

Colaboração de Patricia Akemi - Kočka Bella Cattery

Um comentário:

  1. É importante ressaltar que se um dos pais for livre de PKD e o outro for Heterozigoto, 50% da ninhada será positiva. Se os dois forem Heterozigotos, 75% da ninhada será positiva e se um for homozigoto e o outro não carregar o gene, todos os filhotes serão PKD + .
    É triste saber que nos dias atuais muitos criadores ainda estão cruzando gatos positivos.
    Célia Duque
    http://www.lilacpersiancats.com/

    ResponderExcluir